googleef4f6f0983ea304a.html Projetos | O Rumor da rede
top of page
marketing-politico-e1485902887156-3281319986.png

Discurso, Política e Tecnologia

Projeto de pesquisa ref. 

EDITAL N. 28/2022 -

Instituo Ânima - Início: 05/2022 - atual

RESUMO: Neste projeto busca-se discutir a relação entre tecnologia e política, tendo em vista os processos enunciativos e discursivos na materialidade digital. A partir da consideração de que o digital têm se consolidado como um espaço dominante pretende-se produzir análises centralizadas nos processos de normatização e midiatização dos discursos políticos e ordinários, tendo em vista a automatização, a dataficação e a informatização das conversações políticas e cotidianas. A partir destas noções, busca-se avançar para uma questão principal do Grupo de Pesquisa ao qual esse projeto está filiado, que visa compreender aí mais uma camada material, a da materialidade técnica. Neste projeto, recortamos a discussão teórico-analítica e centralizamos a discussão nos efeitos da materialidade digital para o campo político e social brasileiro, sobretudo aqueles relacionados à política nacional. Visa-se, com isso, discutir métodos de pesquisa para a análise do discurso político e ordinário com ênfase nas chamadas redes sociais, tendo em vista, sobretudo, o agenciamento algorítmico das conversações políticas em espaços enunciativos informatizados. Trata-se de compreender de que modo o político é atravessado por temáticas sociais as mais variadas, cujos modos de circulação informatizados (memes, fake news, virais, comentários, tuítes, hashtags, procedimentos de quantificação, algoritmos, técnicas de vigilância e de predição) afetam desde processos eleitorais pontuais até questões políticas mais amplas, envolvendo discussões em torno de sentidos de liberdade, comum e comunidade, autonomia, democracia, colonialismo, privacidade, vigilância etc.

projetos

Os rumores da rede

projeto-experimento

O Projeto Digital Os Rumores da rede é um experimento que visa refletir sobre a pesquisa teórica, a escrita científica e o cotidiano do pesquisador. Nesta pesquisa experiência, busco explorar as condições de possibilidade de formulação/circulação do fazer científico compartilhado em rede a partir de uma posição de entremeio entre o científico, o artístico, o ordinário e o midiático.Tendo em vista as diferentes possibilidades de escritura que o digital possibilita, assim como sua incontornável materialidade, o projeto também visa produzir reflexões sobre o modo como construimos nossos objetos de pesquisa, como escrevemos e compartilhamos nossos resultados e textos teóricos e analíticos sobre e no digital.Buscar compreender os rumores da rede e, no mesmo gesto, compartilhar-produzir conhecimento, qual a (im)possibilidade? ​​Uma escrita experiência COM e CONTRA a(s) onda(s) da rede e sua ordem discursiva rumoral.

 

commune.jpg

Commune

colabs em educação e pesquisa


O futuro da educação e da pesquisa no Brasil é incerto e nós não temos dúvida de que o melhor modo de enfrentá-lo é coletivamente. Apostando nisso, pretendemos fazer deste espaço um lugar que abrigue e facilite a criação de redes de colaboração e apoio mútuo, com o intuito de inventar, aprimorar e fortalecer iniciativas coletivas de educação e pesquisa de forma relativamente autônoma, tendo o digital como horizonte de trabalho e formação. Como se trata de um projeto em construção, ainda somos poucos, mas esperamos poder abrigar em breve muitos outros professores e pesquisadores, inicialmente aqueles que atuem no campo das Ciências da Linguagem.
Esse projeto é uma iniciativa do selo Read Arch – Read The Archive, idealizado e desenvolvido por Guilherme Adorno e Juliana da Silveira. O selo envolve outras plataformas e iniciativas digitais que serão divulgadas em breve. Nossa função com relação ao Commune é organizar a comunidade realizando a curadoria do conteúdo e das iniciativas a serem ofertados, bem como garantir todo o suporte técnico necessário para a sua execução digital.

Site do projeto: www.communecolabs.com

bottom of page